Semana Santa de Braga

Semana Santa de Braga

A Semana Santa de Braga, região onde está sediado o Grupo Move, é considerada, todos os anos, uma das principais atrações turísticas da nossa cidade! Este ano, devido a toda a situação que ainda se vive, a maioria das celebrações está a ser feita apenas de forma digital…

Como é habitual, é celebrada todos os anos, na semana que antecede a Páscoa, e, durante toda esta semana, realiza-se um conjunto de manifestações culturais e religiosas, como exposições, concertos, procissões, entre muitas outras.

Conheça toda a história por detrás desta celebração religiosa!

Origem da Semana Santa

A Semana Santa de Braga teve a sua origem histórica em finais do século IV, quando foi dada a paz à Igreja, pelo imperador Constantino. Aliás, o primeiro grande testemunho da celebração da Semana Santa em Jerusalém (e do provável início da sua imitação em múltiplos outros lugares do mundo cristão) é o livro de viagens “Peregrinatio ad Loca Sancta” escrito por Egéria.

Semana Santa Jerusalém

Curiosamente, esta peregrina era uma mulher da Galécia, muito provavelmente de Bracara Augusta (hoje, Braga!), que fez a sua peregrinação à Terra Santa entre 381 e 384. Terá sido este escrito, onde se descrevem pormenorizadamente as celebrações então feitas em Jerusalém, que inspirou celebrações semelhantes em outras partes do mundo.

Braga, por razões óbvias, esteve entre as primeiras cidades a replicar estas celebrações, e pode muito bem ter sido mesmo um centro de irradiação da Semana Santa!

Procissões e Curiosidades

De todas as que se realizam em Portugal, a Semana Santa de Braga é a mais imponente e a mais divulgada, atraindo muitos turistas à cidade. Os visitantes procuram essencialmente as grandes procissões noturnas, que se caracterizam pelas centenas de figurantes!

Semana Santa em Braga

Deixamos algumas das procissões e curiosidades mais interessantes:

1) Durante toda a semana, os altares das Igrejas, cada um invocando uma cena da Paixão de Cristo, encontram-se decorados com flores e velas.

2) As procissões mais conhecidas são: a Trasladação do Senhor dos Passos, a Procissão dos Passos, a Procissão do Enterro do Senhor e também a Procissão da Ressurreição.

3) Em todo o mês que precede a Páscoa, Braga é artisticamente decorada por arcos de rua, pendões, painéis e outdoors.

Como já referimos, este ano a celebração foi feita quase inteiramente de forma digital. Pode visitar este artigo, e descobrir toda a programação, até este domingo de Páscoa!

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1