O Gerês, em toda a sua plenitude!

Melhores fotos do Gerês

Já todos conhecem (ou deviam conhecer…) a beleza do Gerês, onde está localizada a Remax Move :: Terras de Sonho, e de todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês!

Então, quando foi lançado o desafio, no ano passado, em 2020, para todos os fotógrafos amadores, profissionais, e também para todos aqueles que quisessem retratar a beleza transfronteiriça do Gerês, no âmbito do concurso “Gerês – Xurés em Fotografia”, a população aceitou o desafio… em massa!

Foram mais de mil fotografias submetidas a concurso, que apresentaram uma imensidão de perspetivas da igualmente vasta Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (RBTGX), que se estende entre o norte de Portugal e a Galiza, ganhando também o Parque Nacional da Peneda-Gerês vida através das lentes e das óticas daqueles que o fotografaram.

As fotografias, a exposição (e uma possível futura exposição…)

As 50 imagens finalistas foram expostas na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto até final de Novembro do ano passado. Os visitantes puderam ver uma série de cenas bem características do parque natural: o nevoeiro cerrado no topo da montanha, as imponentes formações rochosas, as casas de pedra encaixadas na quietude da serra, os animais selvagens que parecem posar para a fotografia e o céu límpido e estrelado são alguns exemplos.

Fotos na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto
Galeria da Biodiversidade da Univ. do Porto

A fotografia vencedora é da autoria de Diogo Ferreira e mostra um homem a boiar numa lagoa enquadrada por várias rochas, numa captura feita de cima que põe em contraste a escala dos elementos humano e natural no parque. A biodiversidade é a grande protagonista da exposição, que privilegia o Gerês como um todo, sem apontar em que localidade foi feita cada uma das fotografias, ou que dispositivo foi utilizado para captá-las.

Homem a Boiar na Lagoa - Gerês
Homem a Boiar na Lagoa – Gerês

Para assinalar a iniciativa, que teve como objetivo duplo “contribuir para a revelação e divulgação do trabalho de fotógrafos profissionais e amadores” e “divulgar a beleza e a harmonia ambiental da Reserva junto de um público nacional e internacional”, foi lançada uma publicação com as 50 imagens finalistas, um postal e um poster.

Quanto ao futuro, já foi planeada nova exibição destas fotografias… mas com novo confinamento, esta ideia ainda está a ser discutida, assim como a melhor data para a mesma!

Informações retiradas do: timeout.pt

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1

JUNTE-SE A NÓS!

REINVENTE-SE E TENHA UMA CARREIRA DE SUCESSO!