Junho: o mês dos Santos Populares

O mês de junho marca o início do verão. Os dias ficam maiores, as temperaturas aumentam, e, em Portugal, de norte a sul, há uma série de eventos que assinalam o início da estação mais quente do ano: são os tão acarinhados Santos Populares!

O Grupo Move decidiu então abordar estas festividades populares, com maior foco naquelas que são festejadas na nossa região! Descubra então quais os santos populares mais festejados, e fique ainda a conhecer uma música relacionada com este tema.

Os Santos Populares

São então 3 os santos populares de maior dimensão, amplamente festejados um pouco por todo o país: o Santo António, o São João e o São Pedro. Enquanto que o Santo António é celebrado com maior ênfase em Lisboa, e na zona sul, os restantes são tradicionalmente festejados no norte do país.

Santo António

Este é celebrado da noite de 12 para 13 de junho, e é o primeiro dos santos a ser festejado. Para os habitantes de Lisboa, o Santo António é mesmo o feriado mais importante da cidade.

Os pontos altos dos festejos são as marchas populares de cada bairro, e os tradicionais casamentos. Outro momento alto é a procissão de Santo António, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu, em 1193.

Santo António em Lisboa (Foto ionline.sapo.pt)

São João

Esta é talvez a maior festa popular de todas. É celebrada a uma enorme escala no Porto, mas é o São João de Braga que se intitula como a festa sanjoanina mais antiga de todo o Portugal!

O grande culminar é a noitada de 23 para 24 de junho, sendo que no dia 24 é feriado em Braga (e no Porto). Além dos enormes parques de diversões que “inundam” a cidade, muitos são os espetáculos, concursos e exposições que tornam esta época alegre e colorida. 

As maiores tradições do São João são: a típica sardinhada na noitada, as brincadeiras com os martelos e os alhos porros pelo centro da cidade, e ainda o famoso fogo de artifício, que todos os anos atrai milhares de pessoas à região dos arcebispos.

São João de Braga (Foto ominho.pt)

São Pedro

Por último, mas não menos importante, temos as celebrações do São Pedro, com feriado municipal a 29 de junho em várias cidades (Évora, Sintra, ou, mais a norte, na Póvoa de Varzim). Na Póvoa de Varzim, os festejos cessaram durante quase 100 anos, mas regressaram em força.

Como tal, chegando o final do junho, os bairros e janelas das casas são ornamentados, e na noite de 28 para 29, a população reúne-se, comendo sardinhas assadas, e com os bairros tradicionais a competirem nas chamadas “rusgas”, que são competições de dança e desfile. Esta celebração é de tal forma importante que rivaliza com a Páscoa e o Natal em termos de importância e é, sem dúvida, o principal evento da cidade.

São Pedro na Póvoa de Varzim (Foto lifecooler.com)

Para terminar, deixamos uma quadra bem conhecida sobre os santos populares, que ao que tudo indica se vão realizar este ano, ainda que com as devidas restrições… Já a conhecia, ou nem por isso?

“Santo António, já se acabou

O São Pedro, está-se a acabar

São João, São João…

Dá cá um balão,

Para eu brincar”

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!