Hoje é Dia de Cantar os Reis!

O Natal e a Passagem de Ano já aconteceram, é verdade… Mas a época de festividades só termina oficialmente hoje, no Dia dos Reis, que é celebrado todos os anos a 6 de janeiro! E, no Minho, como um pouco por todo o país, a tradição manda que se celebre esta data cantando os Reis.

Mas afinal, o que é o Canto dos Reis? E qual a origem desta celebração, que nos faz cantar pelas ruas o nascimento de Jesus, e desejar um bom ano à população? Descubra as respostas para estas perguntas no artigo de hoje!

Dia dos Reis

Primeiramente, importa contextualizar: o Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é tido como aquele em que Jesus Cristo, ainda recém-nascido, recebera a visita dos famosos Três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. Como tal, a noite do dia 5 de janeiro e a madrugada do dia 6 é conhecida como a “Noite de Reis”.

Dia de Reis

Esta data é celebrada um pouco por todo o mundo. Em Portugal (assim como em Espanha, mais concretamente na Galiza), o Bolo-Rei ou o Bolo de Reis possui grande tradição e é confecionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Neste dia, encerram-se também os festejos natalícios para os católicos, sendo novamente guardados os presépios e todos os enfeites natalícios.

O Cantar dos Reis

Sendo então esta um data importante para os católicos, apareceu uma tradição que, ao longo dos anos, se foi enraizando na comunidade: o cantar das janeiras, ou, como é conhecido em Portugal, o cantar dos reis. A diferença é pequena, e enquanto que o Canto das Janeiras se foca no novo ano, o Canto dos Reis dá destaque ao nascimento de Jesus, e ao aparecimento dos Reis Magos aquando deste acontecimento.

Cantar as Janeiras

O costume é já referido no final do século XVI em duas obras do dramaturgo português António Prestes: Auto do Procurador e Auto dos Dous Irmãos:

Primo se forem bem pagos
de terreiro aqui diremos
cantaremos, bailaremos
bem cantados uns Reis Magos.

Vilão, i-vos, estai lá
cantai-lhe os Reis se cumprir.

Esta data é então celebrada com vários grupos a reunirem-se, e a irem de porta em porta cantando as habituais musicas desta data. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, etc). Por comodismo, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição! No final, os grupos dividem o dinheiro e a comida entre si.

Embora de forma diferente, a Remax Move – Portugal espera que tenha um ótimo Dia dos Reis, cantando as Janeiras ou os Reis… como preferir, mas sempre em segurança!

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1

JUNTE-SE A NÓS!

REINVENTE-SE E TENHA UMA CARREIRA DE SUCESSO!