
Quando se pensa em investir, comprar uma casa para depois arrendar é uma das opções que muitas pessoas acabam por optar. Do ponto de vista da rentabilidade, é muito melhor do que ter as suas poupanças guardadas em casa ou numa conta bancária.
Tendo em conta que tendo o dinheiro “parado”, a inflação vai desvalorizar o “valor real” do seu dinheiro e consequentemente o seu poder de compra, este investimento (caso seja possível) é uma ótima opção!
Mas, caso queira fazer este investimento é importante relembrar o que deve ter em conta.
Portanto, o que deve ter em conta ao comprar casa para depois arrendar?
1- Caso já tenha contraído um crédito para habitação própria permanente, o segundo credito vai estar sujeito a condições menos vantajosas.
É importante que compare várias condições de créditos à habitação. Se a linguagem bancária não for o seu forte, fale com um intermediário de crédito.
Nós aconselhamos a Max Finance, os nossos parceiros de confiança na intermediação de crédito!
- Para além das despesas relacionadas com o crédito habitação em si, terá de suportar outros custos inerentes á aquisição do Imóvel!
2- Terá de suportar os custos relacionados com a escritura, os demais impostos e ainda de contar com os custos fixos anuais (prémios dos seguros obrigatórios e IMI, por exemplo) e com os custos mensais variáveis (despesas extra do condomínio, etc.)
É importante também relembrar que os senhorios têm determinadas obrigações fiscais, e que os rendimentos provenientes das rendas têm de ser tributados em sede de IRS.
3- Se houver algum imprevisto no imóvel, tem de estar disponível para dar o apoio necessário aos seus inquilinos. Portanto, aconselhamos que faça uma analise das exigências do seu quotidiano, porque arrendar um imóvel vai exigir bastante tempo e energia da sua parte.
Caso esta premissas estejam asseguradas como pode saber está a fazer um bom investimento?
1- Estudar o mercado imobiliário é um aspeto fundamental para perceber se está a fazer um bom investimento.
A zona, a tipologia do imóvel e o público-alvo a que depois vai arrendar, são algumas variáveis que deve estudar com cuidado.
Portanto recomendamos que consulte um agente imobiliário dessa zona. Pois, têm um conhecimento profundo desse mercado, as melhores ferramentas de análise e acesso a toda as informações de que irá precisar.
2- Coloque todas as variáveis na balança e faça um plano financeiro.
Veja qual é o investimento inicial para realizar este investimento e os restantes custos associados, e faça uma estimativa das receitas no primeiro ano. É importante relembrar que podem existir períodos sem inquilinos e que despesas extra com as quais inicialmente não estava a contar podem aparecer.
Calcule ainda quanto tempo vai ser necessário para cobrir o seu investimento e quando vai começar a gerar lucro.
3- Escolha cuidadosamente a agência imobiliária com quem vai tratar de todo o processo. A forma como será feita a promoção do imóvel vai, sem dúvida, influenciar o sucesso deste investimento.
Caso queira ter o apoio dos “Líderes Imobiliários no Minho”, saiba que temos mais de 40 profissionais em todo o Minho prontos a ajudá-lo!
Aceda a este link para ver a nossa equipa, e escolha um dos nossos consultores para apoiá-lo em todo processo!