Em primeiro lugar, olá a todos, o meu nome é Büşra Kütük e sou cidadã turca, atualmente trabalhar na Remax Grupo Move, como gestora de clientes Golden Visa, e vou falar sobre como é viver em Braga pelo meu ponto de vista.
Braga, Braga, Braga…
Dei o primeiro passo dos meus sonhos nesta bela, histórica e dinâmica cidade de Portugal!
Então, de todos os países, porquê Portugal, e Braga?
Em primeiro lugar, como estudante de psicologia, quis fazer o meu estágio em Erasmus+, portanto, pesquisei as universidades de qualidade que trabalhavam na minha área, neurociência e neuropsicologia, e foi então que me deparei com a Universidade do Minho.
Pelas boas impressões que ganhei ao longo do meu estágio, decidi continuar a minha formação e vida empresarial em Braga porque são muitos os aspetos positivos de viver em Braga, uma das grandes cidades de Portuga!
A cidade encontra-se a apenas um passo de variadíssimos locais turísticos, os preços dos restaurantes e mercados são baratos, as pessoas são calorosas e amigáveis, a comida deliciosa e a cultura, a qualidade da educação e os padrões de vida são muito bons.
Portugal sendo 4º no ranking Global de Qualidade de Vida e também o 3º país mais seguro da Europa pode ser apenas uma pequena razão para viver aqui!
Braga é a 3ª maior cidade de Portugal e é muito mais barata que Lisboa e Porto.
Graças à sua magnífica localização, o transporte para grandes cidades como “Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa” é muito fácil, rápido e barato. E está apenas a 40 minutos do Parque Nacional do Gerês.
Graças à Universidade do Minho e ao baixo custo de vida em comparação com outras grandes cidades, é também a cidade preferida de muitos estudantes locais e internacionais.
Devido ao dinamismo da população, as novas áreas de negócio e as oportunidades de emprego são bastante elevadas.
Em média, o arrendamento de uma casa mobiliada de um quarto (1+0) no centro da cidade variam entre 450-500 euros.
O arrendamento de um quarto individual em uma casa compartilhada varia entre 150-300 em média.
Fica a cerca de 50 km do aeroporto de Braga Porto e o transporte do aeroporto para o centro da cidade de Braga pela GetBus é de 8 euros.
Uma única refeição num bom restaurante médio custa entre 5 e 7 euros. Fazer compras no supermercado (Pingo Doce, Continente, Mini Preço, Froiz, Lidl, etc.), escolher marcas próprias e cozinhar em casa será uma das formas de reduzir a fatura mensal. O preço médio ronda os 150-250 euros.
A língua oficial de Portugal é o português. Devido às suas semelhanças com o espanhol, a maioria da população pode falar ou entender espanhol. Em geral, os portugueses sabem inglês, o que também facilita o seu trabalho.
Se pretende aprender português, a Universidade do Minho dá-lhe também a possibilidade de frequentar cursos na escola de línguas estrangeiras Babelium e obter um diploma de língua válido no final do curso.
Resumindo, viver em Braga pode ser a melhor decisão que pode tomar, porque vale a pena viver a cidade de Braga!