Braga: Capital da Galécia

Braga a Capital da Galécia

Sabia que, em tempos, Braga, a região onde está sediado o Grupo Move foi o centro social e político do Reino da Galécia, que agora é a região da Galiza, em Espanha?

Esta é mais uma das muitas curiosidades que a nossa cidade tem, e que vamos dando a conhecer a todos vocês através desta rubrica. Saiba tudo sobre esta temática, no artigo de hoje.

Como é que Braga se tornou a Capital da Galécia?

Recorde-se que os romanos fundaram a cidade de Braga por volta de 16 a.C., apelidando a mesma de Bracara Augusta. Isto permitiu obter um domínio estratégico e económico sobre o noroeste peninsular, que se vem a confirmar cerca de dois séculos mais tarde, com a elevação da cidade a capital da província romana da Galécia.

E é nesta altura de grande afirmação da cidade que o Império Romano se confronta com as invasões bárbaras, sendo Bracara Augusta invadida e conquistada pelos Suevos no ano de 409. Sob o domínio suevo, Braga torna-se a capital do reino, e o centro político e intelectual do noroeste peninsular, ou seja, da Galiza.

Península Ibérica em 455

Depois deste tempo, Braga foi ainda sede eclesiástica da Galiza, pelo menos até aparecer o fenómeno Compostela, e se assistir ao nascimento de uma rivalidade sem precedentes entre as duas capitais religiosas. Ou seja, a antiga Bracara Augusta era a capital da província Romana da Galécia e tornou-se depois a capital do Reino Suevo.

Quem eram os Suevos?

Mas afinal, quem eram os Suevos?

Os Suevos foram uma das tribos de origem na Germânia, mais concretamente de entre os rios Elba e Oder, a migrar para o Império Romano no decurso da segunda metade do século IV d. C. por causa do avanço e caos provocado pela chegada dos Hunos à Europa.

Tornaram a província romana da Galécia no Reino Suevo da Galécia, com Bracara Augusta, atual Braga, como capital do Reino. O Reino Suevo, no seu apogeu, incluiu todo o território desde a actual Galiza até ao actual Algarve, com Hermerico a ser coroado o primeiro Rei!

*Informações retiradas deste artigo da VortexMag.

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1

JUNTE-SE A NÓS!

REINVENTE-SE E TENHA UMA CARREIRA DE SUCESSO!