5 motivos para não vender um imóvel sozinho

Não Vender A Casa Sozinho

Mesmo num mercado em alta, a tarefa de vender a sua casa sozinho (o que, por si só, pode parecer aparentemente fácil), é algo que na maioria das vezes acaba por ser nada mais, nada menos do que um “plano furado”. Mais: tentar vender um imóvel sem ajuda, para poupar o valor da comissão de serviço prestado por um mediador imobiliário acontece com bastante frequência, mas, posteriormente, o mais provável é acabar mesmo por recorrer a um serviço de mediação imobiliária.

Mas então, porque é que vender um imóvel por sua conta tem tudo para se revelar um autêntico fracasso? Deixamos 5 motivos que explicam este acontecimento.

1 – Fraca noção sobre os preços praticados
É um dos erros mais comuns. E tem duas explicações: a relação emocional que se estabelece com a habitação, o que faz com que achemos que a casa vale mais do que o preço real, e a falta de noção sobre o estado atual do mercado, aliada à vontade de lucrar o máximo possível com o imóvel.

Isto faz com que coloque a casa no mercado com um valor muito acima do que o mercado está realmente disposto a pagar, sendo que, na verdade, e na maior parte das vezes, é o comprador quem faz o preço, mesmo num mercado em alta e, por isso, quanto mais alto for o preço, possivelmente, mais tempo vai demorar a vender ou até a obter qualquer interesse.

2 – Promoção insuficiente ou errada
Não basta colocar o imóvel nos portais destinados para o efeito, e esperar que receba centenas de mensagens de compradores interessados. É necessário criar anúncios que cativem quem esteja a ver, através de imagens apelativas, textos com as informações mais importantes do imóvel, e também escolher o público mais adequado, isto quando está, por exemplo, a promover uma publicação sobre o mesmo nas redes sociais.

Este tipo de erros vai fazer com que perca tempo na venda e ainda gere gastos que depois podem não ter retorno…

3 – Pouca disponibilidade para realizar visitas ao imóvel
Este é um ponto muito importante. Para conseguir vender o seu imóvel, normalmente terá que mostrá-lo diversas vezes, até surgir uma pessoa realmente interessada em adquiri-lo. E para executar esta tarefa, precisa de ter disponibilidade, sabendo de antemão que um potencial comprador tem sempre bastante pressa em visitar a habitação, e ver com os seus próprios olhos tudo.

A visita física nesta área é essencial (!) para a tomada de decisão da compra, sendo que a visita virtual também é extremamente útil para facilitar a decisão de visita, portanto, nada melhor do que cooperar com um mediador imobiliário, com disponibilidade e as ferramentas necessárias para executar esta tarefa da melhor forma.

4 – Inexistência de capacidade de negociação
De uma forma generalizada, a incapacidade que a maior parte dos proprietários tem de fazer as perguntas certas e de, muitas vezes, ficar calado para verificar o real interesse do potencial comprador é escassa, assim como a sua capacidade de reação para conseguir responder às objeções levantadas perante os defeitos do seu imóvel.

Tudo isto, aliado à falta de paciência para fazer o seguimento do potencial cliente, levam a grandes erros na negociação, que podem ditar o falhanço do negócio, ao invés do que podia ter acontecido caso trabalhasse com um mediador imobiliário.

5 – Não cooperação com profissionais da área
Por fim, a impossibilidade de trabalhar em cooperação com agentes imobiliários, criando até uma barreira de comunicação e evitando-os o mais possível, faz com que possa perder diversas oportunidades.

Se pensar bem, os profissionais da área e as respetivas agências estão repletas de base de dados qualificadas de potencias compradores, sendo que todos os dias recebem contactos de pessoas que pretendem comprar um imóvel. Então, porquê perder esta vantagem?

*Artigo baseado nas declarações de Massimo Forte, que pode consultar aqui.

Em suma, estes são os motivos pelos quais o aconselhamos a procurar um profissional da área para o ajudar na venda do seu imóvel. E no Grupo Move temos mais de 40 profissionais que o podem ajudar nesta tarefa!

Junte-se à discussão

Compare as listagens

Comparar
Contacte-nos pelo WhatsApp
1

JUNTE-SE A NÓS!

REINVENTE-SE E TENHA UMA CARREIRA DE SUCESSO!